miércoles, 12 de marzo de 2008

CASTRO DE CARVALHELHOS (BOTICAS)

"O importante castro transmontano de Carvalhelhos foi objecto de dezenas de campanhas de escavação arqueológica, destacando-se sobretudo pelo seu imponente sistema defensivo, que inclui três fossos e outras tantas linhas de muralhas, providas de rampas de acesso e caminhos de ronda.
À chegada ao castro, pelo caminho que sobe das termas, o visitante depara desde logo com o sistema de fossos paralelos, a muralha superior e uma porta que dá acesso a uma área delimitada pela segunda cerca. No rebordo exterior do terceiro fosso pode ainda observar-se um tramo de “pedras fincadas”, lajes de xisto enterradas verticalmente no solo para dificultar o acesso ao povoado.
Este sistema defensivo, de influência continental, só ocorre no Norte de Portugal em certos castros de Trás-os-Montes, sendo Carvalhelhos uma das estações mais conhecidas com este dispositivo.
No interior das muralhas conservam-se diversas construções, predominantemente de plantas circulares, mas deve notar-se que algumas delas, bem assim como largos tramos de muralhas, foram objecto de reconstruções bastante significativas em altura (aliás assinaladas e datadas em
diversos pontos), se bem que procurando respeitar os traçados originais.
A cronologia deste povoado, interpretado como um “castro mineiro”, dada a existência de jazidas de estanho nas proximidades, não está determinada com segurança, sendo certa todavia a sua ocupação entre os finais da Idade do Ferro e os primeiros séculos do domínio romano.
Para chegar ao castro deve tomar-se, a partir de Boticas, a estrada nº 311, na direcção de Vendas Novas, voltando-se depois no desvio para Carvalhelhos. A estação encontra-se no monte sobranceiro à estância termal e acha-se sinalizada, sendo necessário percorrer cerca de 500 metros por um caminho empedrado, com acesso a viatura." ( M. Silva)

Bibliografia
Santos Júnior, J. R. – “30 anos de escavações no Castro de Carvalhelhos (Boticas – Vila
Real)”. Revista de Guimarães, 94 (1984), Guimarães, p. 411-424

Nota.- En la fotografía de la parte alta, vemos el interior de la muralla y las escaleras adosadas que llevan al alto de la construcción defensiva, En la otra, vemos la muralla en la zona de la entrada al poblado castreño.

1 comentario:

HistóriGeo Portugal dijo...

Parabéns pelo blog, muito interessante e informativo.
Eduardo Santos Carneiro