martes, 18 de marzo de 2008

CASTELO DE FARIA ( BARCELOS)

"O visitante que chega ao povoado depara de imediato com um profundo fosso e restos da segunda linha de muralhas do castro, apercebendo-se depois de diversas construções e outros panos de muralha.
Efectivamente, o castelo de Faria destaca-se entre os povoados congéneres pela boa conservação do seu sistema defensivo, de marcada imponência, composto por três amuralhamentos e um fosso, se bem que todas as muralhas tenham sido alteadas nas décadas de 1930-40. Estas estruturas constituem, aliás, a principal atracção do castro, podendo fazer-se um percurso aprazível e bucólico entre as muralhas e as penedias graníticas que caracterizam o morro onde se implanta a estação arqueológica.
São visíveis também dezenas de estruturas habitacionais, compostas quer por construções de planta curvilínea, quer de tipo ortogonal. O facto de terem sido feitas há já muitas décadas as escavações mais extensas no povoado e as deficiências do registo científico da época impossibilitam a compreensão do faseamento interno da ocupação do povoado, que pode balizar-se, todavia, entre o Calcolítico/Bronze Inicial (III milénio a.C.) e o período final da dominação romana, entre os séculos IV-V da nossa era.
No topo do monte existem restos de um importante castelo medieval utilizado até ao séc. XV – que dá nome à estação – encontrando-se tais vestígios em parte arruinados, em parte reconstruídos. A estação encontra-se classificada como monumento nacional.
Para chegar ao povoado deve tomar-se a E.N. 205, seguindo a estrada municipal para Carvalhal à entrada de Barcelos. Após a aldeia de Carvalhal iniciase a subida para o monte da Franqueira, onde existe um conhecido santuário. Dois quilómetros após a subida passa-se a Quinta do Convento da Franqueira, de que se vêm várias capelas próximo da estrada, e cerca de um quilómetro depois, um estradão do lado direito da estrada permite aceder rapidamente ao sopé do castro." (M. Silva)

Bibliografia
Almeida, Carlos A. B. (1982) – “Castelo de Faria: campanha de escavações de 1981”. Barcellos Revista. 1 (1). Barcelos, p. 79-88

Nota.- En las fotografías que ilustran este comentario, un aspecto de su sistema defensivo y una de las viviendas localizadas en las zonas objeto de excavaciones arqueológicas.

No hay comentarios: