martes, 18 de marzo de 2008

CITÀNIA DE BRITEIROS ( GUIMARÀES )

"Situada no designado Monte de S. Romão, um promontório que se prolonga desde a Serra da Cabreira, separando os vales do Ave e do Cávado, a Citânia de Briteiros, monumento nacional, é uma das mais afamadas estações arqueológicas portuguesas. Os estudos e escavações que Francisco Martins Sarmento aí desenvolveu desde 1875 estão na raíz da investigação sobre a “cultura castreja” do Noroeste e marcaram momentos importantes da própria história da arqueologia em Portugal.
Trata-se de um povoado de grandes dimensões, como o próprio termo citânia ilustra, e notável organização urbana, patente no ordenamento ortogonal dos seus bairros, separados por arruamentos. O sistema defensivo de Briteiros, também particularmente desenvolvido, compreende quatro linhas de muralhas, visíveis ainda em grande extensão, e restos de dois fossos.
A área habitacional escavada, distribuída principalmente pela acrópole e encosta Nascente, dispõe-se em patamares, sustentados por muretes de suporte, e organiza-se por ruas que se cruzam perpendicularmente, dando acesso a diferentes núcleos habitacionais de natureza familiar, com construções de diferentes tipologias, por vezes ostentando padieiras ou ombreiras decoradas ou até com o nome dos antigos residentes (Camalus, Coronerus, Caturo), como pode ver-se na citânia ou em pedras recolhidas na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães.
Constituem ainda elementos de visita recomendada o grande edifício circular, com onze metros de diâmetro e bancos de pedra junto aos muros, localizado em posição privilegiada e que tem sido interpretado como local de reunião de qualquer conselho comunitário, bem como as habitações reconstruídas por Martins Sarmento, no que constituíu, à época, um exercício pioneiro. Junto à estrada de acesso à Citânia observa-se ainda o notável balneário para banhos de vapor, com a sua “pedra formosa” decorada, e que seria um dos dois monumentos deste tipo existentes na citânia, tendo em conta que outro elemento arquitectónico similar, de decoração mais exuberante, foi recolhido para o museu da Sociedade.
A cronologia de ocupação deste povoado não é totalmente clara, dada a natureza dos registos conservados, mas a generalidade das construções visíveis data da fase de apogeu da Citânia, entre os finais da Idade do Ferro e os primeiros séculos do domínio romano.
O acesso a Briteiros faz-se a partir de Guimarães, cidade de que dista cerca de 15 km, devendo tomar-se a estrada nacional nº 101, em direcção a Braga, voltando-se nas Taipas para a estrada nacional 310, que conduz à Póvoa de Lanhoso e seguindo-se depois a estrada municipal para Briteiros, onde a estação se encontra sinalizada." (M. Silva)
Nota.- En la fotografía, una vista general del "monumento con forno o Pedra Fermosa" de Briteiros

1 comentario:

Tiago dijo...

A palavra citânia escreve-se com acento circunflexo (Â) e não com acento grave (À).
O nome próprio Guimarães escreve-se com til (Ã) e não com acento grave (À).