miércoles, 12 de marzo de 2008

CITÂNIA DE SANTA LUZIA ( VIANA DO CASTELO)

"A citânia é um dos mais conhecidos e emblemáticos povoados da Idade do Ferro do Noroeste, sendo conhecidas as suas ruínas desde o século XVII. As escavações extensivas do povoado foram realizadas entre finais do século XIX e começos do XX, com as deficiências de registo próprias da época, e só muito recentemente o sítio voltou a ser alvo de pesquisas arqueológicas, pelo que a informação científica do povoado se resume quase aos restos arquitectónicos visíveis.
O castro, de que se encontra visível apenas cerca de um terço, ocupa uma vasta área aplanada no topo do monte, gozando de uma posição estratégica privilegiada, uma vez que de ali se abarca visualmente uma larga região envolvente, entre a costa atlântica e o estuário do rio Lima. Atrai a atenção do visitante, desde logo, o imponente sistema defensivo, organizado por três linhas de muralhas e dois fossos. A primeira muralha, que se encontra melhor conservada em alçado e extensão, é provida de torreões de reforço e um caminho de ronda, ao qual se acede por escadas adossadas à muralha.
A malha urbana do povoado é um dos elementos mais notórios, sendo perceptível a estruturação das habitações em bairros, ou quarteirões, demarcados por muros divisórios e caminhos de acesso, por vezes lajeados, enquanto uma pequena acrópole murada sugere a diferenciação de um espaço com função e sentido mal conhecidos. A variada tipologia das construções, ao nível das plantas e dos aparelhos murários (onde se destaca o conhecido aparelho helicoidal ou em
dentes de serra), é outra das características que fazem deste castro um típico representante dos aglomerados residenciais de grandes dimensões do Noroeste peninsular do período final da Idade do Ferro e primeiros séculos da romanização, permanecendo a citânia ocupada, todavia, até começos do século V, como sugere o achado de um pequeno tesouro monetário com peças dessa cronologia.
A citânia está classificada como monumento nacional e tem presentemente em execução um projecto de valorização. O acesso ao povoado, localizado no coroa do monte de Santa Luzia, está sinalizado a partir da cidade de Viana do Castelo, de onde dista escassos quilómetros."M. Silva).

Bibliografia
Lebre, Anabela – Citânia de Santa Luzia. Guia. Lisboa: IPPAR, 2001 (desdob.)

Nota.- Diferentes vistas parciales del poblado, en las que podemos apreciar su muralla, sus distintos tipos de viviendas y la diversidad en el aparejo que han empleado en la construcción de los muros.

No hay comentarios: