viernes, 28 de marzo de 2008

CASTRO DE PENICES ( FAMALICÂO )

"Implantado num esporão de baixa altitude (99 metros) situado num meandro do rio Este, o Castro de Penices destaca-se entre os povoados protohistóricos do Baixo Ave precisamente por aquela característica topográfica, que lhe proporciona excelentes condições defensivas graças às pronunciadas escarpas que o delimitam sobretudo a Oeste e Noroeste.
Ascendendo o curto caminho pedestre, talhado em rocha natural, que sobe à coroa do castro, o visitante depara-se com um significativo talude ovalado, que oculta um dos fossos do povoado. Atingido o topo, poderá desde logo observar um tramo da muralha, com cerca de três metros de espessura, com dupla face com enchimento. No interior, foram detectadas diversas bases de cabana delimitadas por buracos de poste e pavimentos em argila (não expostas por razões de conservação), pertencentes à fase mais antiga de ocupação, datada do Bronze Final (sécs. VIII-VII a.C.). São visíveis três construções circulares, uma delas com vestíbulo, delimitadas por um muro e pela própria muralha, que faziam parte de um núcleo familiar.
O sistema defensivo deste pequeno povoado integrava, além da muralha central e do aproveitamento da escarpa natural – que pode observarse a Noroeste – um complexo de três fossos e outros tantos taludes implantados na área mais aberta, a Sudeste.
A ocupação deste pequeno povoado, descoberto na década de 1980 e que contou desde então com diversas campanhas de escavação está compreendida entre o Bronze Final, e o séc. I, altura em que foi abandonado, voltando a ser habitado, pelo menos parcialmente, entre finais do séc. IV e inícios do V.
O acesso à estação arqueológica pode fazer-se a partir de Famalicão, de onde dista poucos quilómetros, pela Estrada Municipal nº 206, no sentido Poente. Ao chegar à freguesia de Gondifelos deve voltar-se à esquerda pela Rua Francisco Alves de Oliveira, frente à igreja matriz. O castro fica a cerca de um quilómetro, logo após o pontão sobre o rio Este, podendo levar-se automóvel até ao sopé. " ( M. Silva)
Bibliografia
Dinis, António P. – Ordenamento do território do Baixo Ave no I Milénio A. C. Porto: Fac.
Letras Univ. Porto, 1993. Dissert. Mestrado, policop.
Nota.- En la fotografía, podemos ver parte de su muralla defensiva, en primer término y un aspecto parcial de la zona excavada con restos de viviendas.

3 comentarios:

HistóriGeo Portugal dijo...

Excelente este post informativo sobre Penices...

Tiago dijo...

Famalicão, no título, deveria estar escrito com til, não com acento circunflexo. É tão difícil copiar bem os nomes próprios?

Artemis dijo...

Para los gallegos nos resulta un tanto difícil escribir los apóstrofes y símbolos portugueses,no deberías tomártelo tan a pecho,si escribes desde un móvil más difícil todavía.